quarta-feira, 28 de abril de 2010

Projeto Educanvisa


O que é o Projeto Educanvisa?

O projeto Educanvisa prepara os profissionais de Educação da rede pública e de Vigilância Sanitária para que possam disseminar conceitos de saúde que tem relação direta com o trabalho da Anvisa, como a prevenção aos riscos associados ao consumo de medicamentos e de alimentos industrializados.

A capacitação promovida pela Anvisa está associada também ao fornecimento regular de material didático, o que significa dizer que a Agência investe para garantir a implantação e a continuidade do projeto Educanvisa. Esses recursos permitem que os professores de ensino médio e fundamental disponham de meios para abordar e estimular a discussão dos temas da Vigilância Sanitária em sala de aula.

A educadora Eliane de Augustinho participou do curso, que foi realizado em Florianópolis e será a multiplicadora desse projeto na nossa escola.

Em breve será publicado os trabalhos realizados pelos professores e alunos sobre esse projeto.


Semana do Livro Infantil Monteiro Lobato

Incentivo a Leitura:

“Só há uma maneira de incentivo a leitura: lendo, e esta atitude não nasce, com os alunos, tem de ser desenvolvida e sempre alimentada. Formar alunos leitores é dar condições para que eles tomem a leitura como parte do seu cotidiano.” (Professora Suzana Francisco Maria).

Por essas rações a Professora Suzana Francisco Maria responsável pela biblioteca da nossa Unidade Escolar, desenvolveu atividades durantes as semanas de 19 a 29 de abril em comemoração ao dia de Monteiro Lobato e do Livro Infantil comemorado no dia 18 de abril. Foi exposto um mural ao lado da biblioteca com os personagens criados por Monteiro Lobato e exposto neste e nos corredores da escola desafios que exigiam a leitura, a interpretação e conclusão de respostas, as quais despertaram nos alunos o interesse pela leitura e pela descoberta das respostas, exigidas pelos desafios.

Todos os materiais exposto para leitura trazia os personagens criados por Monteiro Lobato em no “Sítio do Pica Pau Amarelo”.

Na hora do recreio eram lançadas as perguntas as quais eram trazidas respostas nos materiais expostos para leitura. Os alunos que em sua grande maioria estavam atentos as leituras receberam prêmios aos dar as respostas corretas.

Foi um sucesso. Os alunos participaram de forma lúdica e prazerosa tendo o hábito, de ler todos os dias os informativos lançados. A percepção quanto ao interesse dos alunos pela leitura foi dez.
Professora Suzana Francisco Maria









domingo, 25 de abril de 2010

Jogos processo de ensino/aprendizagem


"O brincar é uma necessidade básica e um direito de todos. O brincar é uma experiência humana, rica e complexa." (ALMEIDA, M. T. P, 2000)
A professora Alba trabalhou com jogos, com objetivo de trabalhar a atenção, concentração, socialização. Segundo Vygotsky, o lúdico influência enormemente o desenvolvimento da criança. É através do jogo que a criança aprende a agir, sua curiosidade é estimulada, adquire iniciativa e autoconfiança, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração [VYG 89].


MONTEIRO LOMBATO



José Bento Renato Monteiro Lobato (Taubaté, 18 de abril de 1882 – São Paulo, 4 de julho de 1948)[1] foi um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX. Foi um importante editor de livros inéditos e autor de importantes traduções. Seguido a seu precursor Figueiredo Pimentel("Contos da Carochinha") da literatura infantil brasileira, ficou popularmente conhecido pelo conjunto educativo, bem como divertido, de sua obra de livros infantis, que constitui aproximadamente a metade da sua produção literária. A outra metade, consistindo de inúmeros e deliciosos contos (geralmente sobre temas brasileiros), artigos, críticas, crônicas, prefácios, cartas, um livro sobre a importância do petróleo e do ferro e um único romance, O Presidente Negro, o qual não alcançou a mesma popularidade que suas obras para crianças.

LITERATURA INFANTIL

Trabalho sobre LITERATURA INFANTIL
O contato com textos recheados de encantamento faz-nos perceber quão importante e cheia de responsabilidade é toda forma de literatura.
Na verdade, a literatura infantil acaba sendo aquela que corresponde, de alguma forma, aos anseios do leitor e que se identifique com ele.
O grande segredo é trabalhar o imaginário e a fantasia.

Profª Eliane de Augustinho Série: 1º ano 102, 103

sábado, 17 de abril de 2010

Hora do conto


A professora Suzana contou e dramatizou a história do Chapeuzinho Vermelho em duas versão para os alunos da quarta série. Todos ficaram atentos.
Utilizou duas estratégias. A primeira foi através da dramatização e a outra em história em quadrinhos utilizando o retroprojetor .


Reunião de pais




No dia 15 de abril aconteceu a reunião de pais das quintas e sextas séries.
Nessa reunião foi tratado sobre:
 Hábitos de estudo;
 Tarefa;
 Desempenho do aluno;
 Uniforme;
 Agenda;
 Material escolar;
 Comportamento do aluno;
 Consolidado com os pais
 Palestra com Conselho Escolar.
Cada pai recebeu a pauta e nessa pauta dicas para hábito de estudo.

DICAS PARA PAIS AJUDAREM NA CONSTRUÇÃO DE UMA POSTURA PROPÍCIA PARA O ESTUDO

1. Demonstrar interesse pelas atividades escolares, pois o desenvolvimento intelectual depende do apoio que a criança encontra em seus pais.
2. Ajuda sistemática: visitas à escola, conversas periódicas com os professores, supervisão das tarefas escolares, escuta de novidades, histórias etc.
3. Propiciar um ambiente tranqüilo para a atividade mental. Não repreender a criança com as atividades escolares (estudo/leitura não pode nem deve ser castigo).
4. Ajude seu/sua filho/a a acreditar em si mesmo. Os sentimentos de medo e insegurança (receios e barreiras mentais) retardam o processo de aprendizagem.
5. Demonstre confiança em seu/sua filho/a, pois assim ele/a tenderá a acreditar em si mesmo. Nada há de mais estimulante e importante para a criança que a aprovação e o estímulo dos pais diante de um trabalho ou tarefa que ela tenha realizado.
6. Incentive seu/sua filho/a a administrar seu próprio tempo: organização de horário para estudo, lazer, diversão, descanso etc.
7. Ajude-o/a a organizar seu trabalho: ao se deparar com um problema de difícil resolução, é preciso aprender a subdividi-lo em partes pequenas que lhe permitam vencer passo a passo.
8. A criança possui um grande potencial de curiosidade e investigação. Incentive o desenvolvimento dessas habilidades.
9. Procure proporcionar um lugar de estudo tranqüilo, bem iluminado e arejado.
10. Ensine seu/sua filho/a a escutar de maneira criativa e construtiva.

Sua presença foi muito importante para o sucesso da nossa reunião

Receita


Aprenda envelhecer papel com os alunos do quarto ano e a participação da professora Andrea e a professora de Arte Carol.

Eles utilizaram os seguinte ingredientes:

  • café

  • filtro de café

  • papel


Orientadora Escolar


No dia 14 de abril a nossa querida Orientadora Escolar Aline completou mais um ano de vida.

Parabéns! Nossa escola fica muito feliz com a sua competência e alegria.

Beijinhos

quinta-feira, 1 de abril de 2010

PROVAS BIMESTRAIS



Avaliação Bimestral – Séries Finais
MATUTINO
Segunda 12/04 - Educação Física e Ciências
Terça 13/04 - Història e Inglês
Quarta 14/04 - Geografia e Língua Portuguesa
Quinta 15/04 - Arte e Matemática
Sexta 16/04 - Educação Religiosa

VESPERTINO
Segunda 12/04 - Matemática e Geografia
Terça 13/04 - Història e Inglês
Quarta 14/04 - Educação Física e Língua Portuguesa
Quinta 15/04 - Arte e Ciências
Sexta 16/04 - Educação Religiosa

Séries Iniciais – Período das provas bimestrais é de 12 a 16 de abril

SOLETRANDO


Pessoal vão se preparando para o SOLETRANDO.

Pais, alunos e profissionais


Desejamos uma Feliz
Páscoa, cheia de paz,
amor e muita saúde !
Equipe 2010



















Festa de Páscoa
















Hoje na escola foi um dia mágico. Recebemos a visita da Coelha.