sábado, 29 de junho de 2013

TEATRO CHAVES DAS DIVERSIDADES CHEGA EM SUA CASA

Nesta sexta-feira dia 28 de junho, na E.B. José Medeiros Vieira, realizou-se mais uma etapa do Teatro Chaves das Diversidades, sob a coordenação Cristiane Reuter Polidoro, prof. da sala Multifuncional.
Como o teatro está sendo um diferencial, até a MCA a cabo, veio a nossa escola para registrar este momento.

Você poderá assistir o teatro de casa, é só sintonizar na MCA a cabo, canal 6 às 12:00h.
Se você não tem o sistema a cabo, venha e aproveite o  último dia de apresentação do teatro, no dia 5 de julho, conheça o que os alunos e professores da E.B. José Medeiros Vieira, sempre com apoio da Direção, Daniela Silveira D'Ávila Werner, estão realizando em prol de uma educação de qualidade.




sexta-feira, 28 de junho de 2013

ESCOLA DE PAIS - SEXUALIDADE

Aconteceu na última quinta-feira dia 27 de junho às 19:00h, mais um encontro da Escola de Pais 2013. O tema desenvolvido foi sobre Sexualidade, ministrado pela professora Luciana Rebelo, que de maneira descontraída, conversou assuntos sobre DST's, sexualidade humana e as dificuldades que os pais tem em abordarem o tema com seus filhos. 
 
 

 
 
Segundo a palestrante Prof. Luciana Rebelo - Ciências

"A sexualidade está presente em nós desde que nascemos até morrer e precisamos ter um novo olhar principalmente em cima das nossas crianças e adolescentes que estão expostos diariamente a mídia. A família tem um papel importante em fortalecer os limites, os valores e principalmente o respeito. Só assim ajudaremos na construção moral de cada individuo e teremos um mundo mais feliz e realizado".
         O Projeto Escola de Pais é desenvolvido em parceria das orientadoras Aldanei e Aline, desde 2011 na E.B. José Medeiros Vieira. O Projeto vem com intuito de instaurar o processo de aproximação e cooparticipação da escola e família, em prol  de uma qualidade de vida para a comunidade escolar, viabilizando assim, aquisição de conhecimento e troca de experiências.
         Os encontros acontecem bimestralmente, onde são realizadas palestras com temas referente à família, crianças e  adolescentes e assuntos da atualidade.  A escola é o espaço privilegiado para construção da cidadania. Entendemos que o sucesso do nosso educando depende da interatividade entre a escola e a comunidade, principalmente os pais e é fundamental essa parceria. 
Agradecemos a participação de todos e contamos com a sua presença no próximo encontro.
A Direção.
REUNIÃO DA APP E CONSELHO ESCOLAR
 
No dia 27 de junho, quinta-feira às 18:00h, aconteceu em nossa Escola a reunião da APP e Conselho Escolar, a pauta tratou de assuntos que precisavam serem acordados pelos membros da APP e Conselho Escolar.
 




 
A Direção
Agradece aos membros da APP e Conselho Escolar que se fizeram presentes nesta reunião.

terça-feira, 25 de junho de 2013

A E.B. José Medeiros Vieira se prepara para a PROVA BRASIL de 2013.
Confira no link abaixo a matéria feita pela jornalista e repórter  da Secretaria de Educação Karolina Gonçalves.
 
TEATRO CHAVES DAS DIVERSIDADES
 NO SITE DA EDUCAÇÃO
 
A jornalista e repórter da Secretaria de Educação Karoline Gonçalves fez uma matéria completa sobre a peça teatral "Chaves das diversidades". Confira no link abaixo:
 
 

sexta-feira, 21 de junho de 2013

CHAVES DAS DIVERSIDADES
Está acontecendo nesta sexta-feira dia 21/06 o Teatro "Chaves das Diversidades". 
Prof. Christiane da sala multifuncional, juntos com os seus alunos, apresenta no dia de hoje a peça "Chaves das Diversidades", baseado no TV Chaves, porém aborda um tema muito importante que é a Diversidade e a necessidade que temos de ser inclusos em nossa sociedade”.


Observação: Será disponiblizado vídeo sobre apresentação do Teatro "Chaves das Diversidades no canal RTV JOMEVI. 

quinta-feira, 20 de junho de 2013

SIMULADO DE MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA
 ACONTECE NA E.B. JOSÉ MEDEIROS COM A TURMA DO 5º ANO E 8ª SÉRIE
 
Os alunos do 5º ano da professora Andréia realizaram hoje pela manhã mais uma etapa do simulado baseado na Prova Brasil de 2011. O simulado é aplicado com intuito de preparar os alunos para o dia que será realizada a Prova Brasil, tirando dúvidas, orientando-os como proceder e principalmente ajudá-los a manter a autoestima, confiança, cautela ao responder as questões, pois a leitura e interpretação é imprescindível para obter resultados satisfatórios.

 
A Prova Brasil é um exame que busca avaliar o sistema público de ensino do país. Foi criada em 2005 para complementar a avaliação proposta pelo Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica), Desde 2009, a prova abrange escolas da zona rural do Brasil. Na avaliação, os estudantes testam seus conhecimentos em matemática e língua portuguesa.
O intuito é avaliar e conhecer o sistema educacional brasileiro com profundidade. "A Prova Brasil possui um grande objetivo: avaliar como anda o direito de aprender dos alunos em cada escola, município, estado e no País", explica Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva, secretária de Educação Básica do MEC em 2009. A prova é aplicada em alunos do 5º e 9º ano (4ª e 8ª séries) do Ensino Fundamental de escolas públicas de todo o Brasil.
Teatro: Chaves da Diversidades
O teatro “Chaves das Diversidades”, dará início ao projeto “Vivenciando a Inclusão e Construindo Valores”. Ele terá a participação dos alunos que frequentam a sala multifuncional e ocorrerá no decorrer das próximas sextas feiras: dias 21/06, 28/06 e 05/07 em todas as salas de aula  da Escola Básica José Medeiros Vieira do Pré a 8ª série. Iniciamos nesta sexta-feira a partir das 8:30h na sala do Pré, em seguida no 1º e 2º ano, nesses horários estarão participando da peça os alunos que frequentam a sala multifuncional no período matutino.

 Já no período vespertino iniciaremos a peça a partir das 14:15h, também na Pré-escola e em seguida no 1º e 2º ano, contando com a participação dos alunos que frequentam a sala multifuncional  neste período.

No dia 28/06 no período  matutino estaremos apresentando a partir das 7:30h nas salas: 701, 702, 801 e 802, no período vespertino a partir das 14:15h nas salas do 7º ano, 601 2 602. O teatro é uma adaptação divertida do seriado de TV Chaves, mas  com o tema muito sério que é a “Diversidade e a necessidade que temos de ser inclusos em nossa sociedade”.
 
 
E.B. José Medeiros Vieira
Diretora: Daniela Silveira D'Ávila Werner
Professora: Cristhiane Reuter Polidoro
Sala Multifuncional

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Os alunos da E.B. José Medeiros Vieira, durante esta semana retornaram as atividades na Plataforma JOMEVI - Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem







As turmas do 5º ano das Professoras Andréia e Luciana, retornaram nesta semana as atividades na Plataforma online de aprendizagem. A atividade criada é composta de 20 questões de múltipla escolha sobre as curiosidades dos animais. A professora Andréia e Luciana desde o mês passado estão desenvolvendo o projeto "Revista digital dos animais". O desenvolvimento deste projeto passou por algumas etapas como pesquisa, elaboração de cartazes manuais, digitação de textos na sala informatizada, elaboração do cartaz digital, apresentação do mesmo em sala de aula usando recursos tecnológicos como o datashow e por final, para testar o conhecimento adquirido, as professoras elaboraram 20 questões de múltipla escolha, onde no término do questionário o aluno já sai com sua nota de avaliação e a professora recebe impresso o desempenho de seus alunos. A quantidade de material impresso diminui quase para 100%, se contarmos o relatorio que será impresso e entregue para as professoras.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

JOMEVI visitando as oficinas da MIC na rua Hercílio Luz

Os alunos do 5º ano da E.B. José Medeiros Vieira, acompanhados das Professoras Andréia, Ana Lucia e a Orientadora Educacional Aline, participaram na tarde de sexta-feira, dia 14 de junho das oficinas da MIC, realizadas na rua Hercílio Luz, centro de Itajaí, contando com várias atividades pedagógicas.
Os alunos tiveram a oportunidade de usar o raciocínio lógico de forma lúdica.





domingo, 16 de junho de 2013


MOSTRA DE IDEIAS E CURIOSIDADES NA
E.B. JOSÉ MEDEIROS VIEIRA
    Solenidade de Abertura
   - Hino Nacional
   - Apresentação de abertura: O Planeta está em nós e nós estamos no Planeta! Cuidar de mim e do outro, é cuidar do Planeta.
   - Hino de Itajaí.
 



CONTOS DE ITAJAÍ

Despertar curiosidade sobre as lendas e contos da Cidade de Itajaí


 
 
No período vespertino a MIC contou tabém com a solenidade de abertura
 

 
O Planeta está em nós e nós estamos no Planeta! Cuidar de mim e do outro, é cuidar do Planeta!
 
 
Como não pode faltar....
O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
Fez uma excelente apresentação de hip hop
sob os olhos atentos da Coordenadora do Programa Mara Leia
e das orientações de coreografia da monitora Carolina 
 
 
       Na sala informatizada acontece o simulado com o Tema: Conhecendo Itajaí. É um questionário de múltipla escolha com 10 perguntas, elaborado pelo Prof. Edison d'ávila, Secretário de Educação.

 
 
Obs: As fotos dos alunos visitantes que participaram da enquete "Conhecendo itajaí",  não foram divulgadas por não haver autorização de imagem registrada em nossa unidade escolar.
Os alunos durante a programação tiveram a oportunidade de conhecer os projetos realizados na escola através de vídeo aulas, onde o ator principal é o próprio aluno.
Crescendo com saúde

Reconhecer a necessidade de manter bons hábitos alimentares

 
 
Esporte, música e dança na escola
Resgatar a autoestima do educando, a partir da identificação do estilo de música e esporte buscando a diversidade cultural desse movimento, podendo ser explorados no contexto escolar.
Programa Mais Educação
Coordenadora: Mara Léia Bernardes
Monitora: Carolina de Mello Barbosa

Oficina: Hip hop
 


Programa Mais Educação
Coordenadora: Mara Léia Bernardes
Monitor: André Felipe de Oliveira

Oficina: Judô

sábado, 8 de junho de 2013

EDUCANVISA NA E.B. JOSÉ MEDEIROS VIEIRA
 
          O segundo encontro da EDUCANVISA realizou-se hoje, dia 08 de junho (sábado), dás 8h30min às 13:00h, nas dependências da E.B. José Medeiros Vieira.
           Escolas participantes: E.B. José Medeiros Vieira e E.B. Inês Cristofilini
           Tema: Medicamentos x remédio, propaganda e prevenção.
           Participação: Vigilância Sanitária e Secretaria e Educação.

           Palestrante: Rita de Cássia Claumann (Getof)
          O projeto Educanvisa tem como objetivo preparar os profissionais de Educação e da Saúde da rede pública para que sejam multiplicadores de conceitos sobre saúde com relação direta ao trabalho desenvolvido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), como a prevenção aos riscos associados ao consumo de medicamentos e de alimentos industrializados.