segunda-feira, 30 de junho de 2014

O Uso do ambiente virtual de ensino-aprendizagem, EDUCLINE, como estratégia de apoio ao processo de ensino-aprendizagem, com ênfase no 5º Ano das séries iniciais da E.B. José Medeiros Vieira

A evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação, na educação, vem proporcionando novas formas de ensinar e aprender, possibilitando aos professores, inserir em suas práticas pedagógicas, diversas ferramentas, que podem melhorar o processo de ensino e aprendizagem, tornando o ato de aprender mais interativo, concreto e cooperativo.  
Desta forma, torna-se urgente a inserção de novas práticas de ensino, onde a aquisição de conhecimento não é mais centralizada no professor, ou seja, a construção do conhecimento, passa a ser colaborativa, onde todos cooperam para a aprendizagem, ampliando as capacidades de produção e interação.
Diante deste fato, a Rede Municipal de Ensino de Itajaí, desde 2010, possibilita aos professores e alunos, o acesso ao Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem – EDUCLINE.
Ambientes virtuais de Ensino-Aprendizagem, são softwares que possibilitam a criação de cursos/disciplinas, que podem ser acessados pela internet. Estes programas auxiliam professores a gerenciar conteúdos, permite acompanhar o progresso dos estudantes/participantes, caracterizando-se numa poderosa ferramenta de ensino-aprendizagem.
É um espaço virtual, onde o professor navega junto com os alunos, apontando as possibilidades de novos caminhos, provocando neles, o prazer da escrita para expressar seu pensamento, da leitura para compreender o pensamento do outro, da comunicação para compartilhar ideias e da realização conjunta de produções textuais, convergindo em projetos colaborativos.
A E.B. José Medeiros Vieira, por intermédio da Instrutora de Informática, Prof. Ana Lucia, desde abril de 2014, está desenvolvendo o projeto na sala informatizada, sob o tema “ O uso do Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem, EDUCLINE, como estratégia de apoio ao processo de ensino-aprendizagem, com ênfase no 5º ano das séries iniciais”.
Primeiramente os alunos foram à sala informatizada, para conhecerem a plataforma EDUCLINE. Cada aluno ganhou a senha e orientação de como acessar o ambiente virtual.
No primeiro momento, foi solicitado aos alunos que acessassem o EDUCLINE, e atualizassem o perfil, logo após, foi proposto a resolução de um questionário sobre a aula anterior “Conhecendo o computador”. 
O objetivo desta primeira atividade, foi para que todos os alunos pudessem acessar a plataforma e identificar as dificuldades particular de cada educando participante do projeto. 
 Atualmente estamos realizando o fórum, onde os alunos e pais, postam sua opinião sobre as redes sociais e interagem com os demais participantes.
Pretendemos no segundo semestre, iniciar um mini curso para os pais, na plataforma EDUCLINE, para que os mesmos, possam auxiliar seus filhos nas tarefas que serão postadas no EDUCLINE.
Confira abaixo a entrevista realizada com Diangeli Probst, mãe da aluna Bianca Probst, da turma 502, sobre a utilização do ambiente virtual de Ensino-Aprendizagem, EDUCLINE.

Professora regente: Andréia Juraci da Costa
Instrutora de informática: Ana Lucia L. Vargas
Turma 5º Ano: 501/502

Fonte: Nunes, Rosemeri Coelho. Mídias aplicadas na educação e AVEA/Rosemeri Coelho Nunes. – Florianópolis: Publicações do IF-SC, 2012.

terça-feira, 17 de junho de 2014

MIC 2014


Alunos vencem em primeiro lugar a décima Regata de Remo Clássico "Cidade de Itajaí"

Os alunos da E.B. José Medeiros Vieira, participantes do projeto “Navegando pela cidadania”, neste sábado (14), disputaram entre 18 escolas da rede Municipal de Ensino de Itajaí, a décima Regata Clássico “Cidade de Itajaí”, sendo vencedores em primeiro lugar na categoria 7º e 8º anos.

Fonte de informação: http://www.itajai.sc.gov.br
Equipe RTV Jomevi
e Direção

domingo, 15 de junho de 2014

Copa 2014

Parabenizamos o jogo da Seleção Brasileira que aconteceu no dia 12 de junho de 2014, com o placar de 3 x 1 - Brasil X Croácia.

Não perca o próximo jogo da nossa seleção que será no dia 17 de junho às 16h, no estádio Castelão, Fortaleza - Grupo "a".


Equipe RTV Jomevi
e Direção

sábado, 14 de junho de 2014

154 anos de emancipação

Parabéns Itajaí! Pelos seus 154 anos de emancipação.
Fonte: http://www.itajai.sc.gov.br/img/noticias/foto/33738.jpg

A emissora RIC MAIS, no jornal do meio dia, fez uma belíssima homenagem aos 154 anos de emancipação de nossa  cidade.
Vale a pena conferirmos!

Itajaí é um município do estado de Santa Catarina, no Brasil. Localiza-se no litoral centro norte catarinense e faz parte do Vale Europeu, na foz do Rio Itajaí-açu. Segundo o censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sua população em 2010 era de 183 388 habitantes, população estimada para 2013 é de 197.809. Possui o segundo maior produto interno bruto do estado e a maior renda per capita do estado.
           http://pt.wikipedia.org/wiki/Itaja%C3%AD

EMANCIPAÇÃO POLÍTICA: O MUNICÍPIO DE ITAJAÍ

Quando em 1858, um grupo de destacados moradores encabeçou o movimento para a criação do Município de Itajaí, Agostinho Alves Ramos não mais vivia. Morrera em 1853 e fora sepultado no cemitério da pequena povoação. A emancipação política foi uma luta gloriosa, pois houve cerrada oposição da Câmara Municipal de Porto Belo, a quem a já Freguesia de Itajaí estava subordinada. A assembléia Provincial de Santa Catarina, pela Resolução n° 464, de 04 de abril de 1859, criou o Município de Itajaí, que só foi instalado em 15 de junho de 1860, com a posse dos primeiros vereadores: Joaquim Pereira Liberato (Presidente), José Henrique Flores, Claudino José Francisco Pacheco, José da silva Mafra, Francisco Antônio de Souza, Jacinto Zuzarte de Freitas e Manoel José Pereira Máximo.

Prof. Edison d ’Ávila
A Direção

Eventos da Semana - Escola de Pais

Aconteceu no dia 11 de junho, às 19h, a Escola de Pais, na E.B. José Medeiros Vieira, abordando o tema "Saúde Bucal", contando com a palestrante Dra. Sílvia e os estagiários do Curso de Odontologia da UNIVALI  e a presença da enfermeira do Posto de Atendimento do São Vicente. 


Agradecemos a presença da Comunidade Escolar e a parceria do Posto de Atendimento de São Vicente, representado pela Dra. Silvia e Agente Comunitária de Saúde,  Sílvia, como também dos estagiários do Curso de Odontologia da UNIVALI. 
A Direção

Mostra de Ideias e Curiosidades

No dia 10 de junho, foi realizada na E.B. José Medeiros Vieira, sob a Supervisão Escolar, Marinice Formighieri, Orientado Educacional, Aldanei Adami e Direção, Daniela Werner, a Mostra de Ideias e CuriosidadesMIC em formato digital, em ambos os períodos.

Na abertura da MIC, no período matutino, foi feita a homenagem cívica, logo após a apresentação da Pré-escola, sob a orientação da Prof.Rosana, onde as crianças dançaram ao som da música “Arco Iris”, do Xou da Xuxa 3.
 

Em seguida, os alunos do Programa Educação Integral, sob a orientação da articuladora Prof. Mara Léia Bernardes e do Prof. Alan de dança, apresentaram a coreografia, ao som do hino da copa 2014.

No período vespertino, após a homenagem cívica, os alunos da Prof. Eliane, da turma 202,  ao som da música “Sítio do Pica-pau Amarelo”, de Gilberto Gil, desfilaram caracterizados, de acordo com os personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo.
A mesma turma apresentou a coreografia da música “Emília, a boneca gente”, de Baby Consuelo e a seguir a coreografia da música “Papa Siri”, de Carlos Cória.

 Ao término das apresentações, os alunos e visitantes, conheceram a sala de vídeo, na qual as atividades desenvolvidas pelos professores, foram disponibilizadas em formato digital, para que os alunos e visitantes, pudessem assisti-las.  
 
Já na sala de informática, os alunos da turma 802, explicaram aos alunos e visitantes, como acessar o blog e a web-rádio da escola e tornar-se membro do blog, se fosse necessário os mesmos auxiliariam na criação de e-mails para os pais e ou comunidade escolar.

No estúdio da Web-rádio, os alunos conheceram o processo de gravação e tiveram a oportunidade de participarem da programação.

 A equipe da rádio, teve o prazer de entrevistar a Coordenadora de Ensino Fundamental, Prof. Cléa Mara Ribeiro Duarte, a Diretora de Ensino Fundamental, Prof. Silvana Reig Padoan e Wladimir José Roslindo, coordenador do Programa Educação Integral da Secretaria Municipal de Educação.

 
 

As entrevistas já estão no ar, confira as mesmas na WEB-RÁDIO, conecte e acesse http://rtjjomevi.websom.net .
Equipe da RTV Jomevi, na MIC - 2014.

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Alunos da E.B. José Medeiros na 2ª FASE DA Olimpíada de Matemática 2014.

Parabéns aos alunos, Adriani Dalcastegne Marques, turma 702 e José Henrique Vitorino, turma 602, que foram classificados para a 2ª fase da Olimpíada de Matemática de 2014.
Adriani e José Henrique representarão nossa escola na 2ª fase da Olimpíada de Matemática de 2014, no dia 6 de setembro, local a definir, conforme informações do site http://www.obm.org.br.

 
O QUE É A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA (OBM)?

A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é uma competição aberta a todos os estudantes dos Ensinos Fundamental (a partir do 6ª ano), Médio e Universitário das escolas públicas e privadas de todo o Brasil.
Em torno desta competição, a Sociedade Brasileira de Matemática, em estreita cooperação com o   IMPA, elaborou um projeto que visa interferir decisivamente na melhoria do ensino de Matemática em nosso país estimulando alunos e professores a um desenvolvimento maior propiciado pelas condições que atualmente podemos oferecer: a realização da OBM.

Objetivos
Interferir decisivamente na melhoria do ensino de Matemática em nosso país estimulando alunos e professores a um desenvolvimento maior propiciado pelas condições que atualmente podemos oferecer: a realização da OBM.
Descobrir jovens com talento matemático excepcional, e colocá-los em contato com matemáticos profissionais e instituições de pesquisa de alto nível, propiciando condições favoráveis para a formação e o desenvolvimento de uma carreira de pesquisa.
Selecionar os estudantes que representarão o Brasil em competições internacionais de Matemática.
Organizar no Brasil as diversas competições internacionais de Matemática.

Algumas das ações estabelecidas no projeto, que recebeu apoio do CNPq, são:
Ampliação da Comissão de Olimpíadas da SBM, com o estabelecimento de uma secretaria, localizada no IMPA, para centralizar os trabalhos de divulgação e coordenação das atividades olímpicas e para apoiar os coordenadores regionais.
Criação da revista Eureka!, contendo informações e material de preparação para Olimpíadas.
Estabelecimento de um canal de comunicação constante com os estudantes e as escolas, através da revista Eureka!, deste site da Internet e de um cartaz, a ser enviado a todas as escolas cadastradas.
Você quer estar  por dentro das novidades das Olímpiadas de Matemática, então conecte e acesse http://www.obm.org.br/.

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Vereador por um dia

Parabéns ao aluno João Guilherme Lopes do Amaral, da turma 702, que neste dia tão especial para ele, teve a oportunidade de ser vereador por uma dia.
A Direção, Equipe Técnica/Administrativa, Professores e Alunos, estão muito orgulhosos de você.

terça-feira, 3 de junho de 2014

Projeto EDUCANVISA apresentado na ALESC

E.B. José Medeiros Vieira, através da Diretora Daniela Silveira D'Ávila Werner, apresentou em Florianópolis, na Assembleia Legislativa - ALESC, o Projeto EDUCANVISA.

Confira!

domingo, 1 de junho de 2014

Apresentação do Projeto "Democracia: um dever de todos."

O Professor Robson Fonseca, professor de história, na E.B. José Medeiros Vieira e na E.B. Maria Dutra Gomes, no dia 30 de maio, participou da Sessão da Câmara de Vereadores de Itajaí, para apresentar o Projeto “Democracia: um dever de todos”, onde fundamentos básicos de Política e Democracia, são inseridos na Educação de nossos alunos. 
Confira:





Fonte: fotos de Rafael Dezideiro
https://www.facebook.com/rafael.dezideiro?fref=photo