segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Exposição dos trabalhos de monotipia

Projeto Cultura e Travessura está acontecendo na E.B. José Medeiros Vieira, com a realização do Curso de Monogravuras ou monotipia, com o Artista Plástico Augusto Raio., na turma do 4º Ano, vespertino, 402.
O que é monotipia?  Mono=uma e Tipia=impressão. A técnica de fazer gravuras coloridas com uma única impressão é chamada de monotipia. Fazer gravuras com essa técnica é uma atividade bastante divertida, um exercício artístico que também pode ser aplicado tranquilamente com crianças.
O Projeto é uma ação conjunta promovida pelas Diretorias de Educação Infantil e Ensino Fundamental, da Secretaria Municipal de Educação de Itajaí.

A intenção do Cultura e Travessura é levar às unidades de ensino o entretenimento e o contato com a arte, através de atrações musicais e teatrais.
 

Desde de Julho, os alunos do 4º Ano, Turma 402, sob a orientação do Professor e Artista Plástico, Augusto Raio, conhecem a técnica de monotipia e produzem as suas próprias obras de arte. Durante a semana, está acontecendo a culminância do curso, com a exposição dos trabalhos dos alunos, no pátio de nossa escola. 

Vale a pena conferir!
 

Civilizações Clássicas

Aconteceu neste dia 20 de outubro, na E.B. José Medeiros Vieira, durante a aula de história, do Prof. Robson Fonseca, da disciplina de história, a apresentação dos trabalhos dos alunos da Turma do 6º anos,  sobre a Civilização Clássica, confira abaixo:




Biblioteca de imagens: Prof. Robson Fonseca

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Dia dos Professores


Você sabe desde quando no Brasil, o Dia do Professor é comemorado no dia  15 de outubro? Fique por dentro! Confira abaixo:  

No dia 15 de outubro de 1827, Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor.

Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como "Caetaninho". O longo período letivo do segundo semestre ia de 1 de junho a 15 de dezembro, com apenas dez dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.

O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, Piracicaba, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. A sugestão foi aceita e a comemoração teve presença maciça - inclusive dos pais. O discurso do professor Becker, além de ratificar a ideia de se manter na data um encontro anual, ficou famoso pela frase " Professor é profissão. Educador é missão". Com a participação dos professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a ideia estava lançada.

A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

Fonte de informação: WIKIPEDIA, a Enciclopédia Livre. Dia do Professor. Disponível em:<http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_professor>. Acesso em: 3 de out. 2014. 

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Dia das crianças é mesmo assim...

Muita alegria, sorriso, descontração e não foi diferente na E.B. José Medeiros Vieira.

Oficina de pintura em sala de aula:
 

Oficina de maquiagem: 
 
Oficina de dança - Hip-hop com a Professora Patrícia da Educação Integral: 
 

Cantinho da leitura

Na quadra de esportes foi pura diversão e raciocínio lógico:
 
 
 

É hora de conhecer novos talentos. Os alunos dos anos iniciais participaram nesta sexta-feira do momento do Karaoke, na sala de informática.
 
 
 

Finalizando as atividades alusivas à semana das crianças, aconteceu o desfile com a participação dos alunos dos anos iniciais, confira abaixo: 
 

"A criança é alegria como o raio de sol e estímulo como a esperança". 
(Coelho Neto)

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Equipe do Instituto Crescer visita a E.B. José Medeiros Vieira

Durante o dia de hoje tivemos a visita do “Instituto Crescer, Movimento Cidadania e Juventude”, que teve uma conversa com nossos adolescentes, o tema abordado foi sobre “sexualidade humana”, que faz parte de um ciclo com 4 oficinas com temas diversificados, sobre gravidez na adolescência, DST’s, violências.


Você sabe o que é e o que faz o Instituto Crescer?
O Instituto Crescer é uma organização sem fins lucrativos, criada em 06.03.2003, na cidade de Itajaí. É membro da COMDICA e está em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), o Protagonismo Juvenil e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Cadastrado no Ministério do Trabalho para atuar na aprendizagem.
O Instituto Crescer colabora com o processo de resgate da cidadania de jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade social, através de atividades educacionais, culturais, de saúde e de lazer, a fim de promover a ética, a cidadania e a responsabilidade.

PROJETO CRESCER
CONVERSANDO COM ADOLESCENTES

Objetivos
· Qualificar adolescentes multiplicadores para a conscientização e prevenção em Saúde, com foco em sexualidade.
· Promover uma metodologia específica para comunicação entre os pares – adolescentes conversando com adolescentes.
· Desenvolver ações itinerantes, apresentando o Projeto junto às escolas, atingindo não só adolescentes, mas as famílias e a comunidade em geral.

Público Alvo:
· Jovens participantes do Projeto Crescer;
· Jovens matriculados nas escolas públicas de Itajaí;
· Familiares e comunidade em geral.  

Fonte de Informação: Folder - Instituto CRESCER - Movimento Cidadania e Juventude