segunda-feira, 20 de maio de 2013

VISITA DO GLOBO EDUCAÇÃO
 NA E.B. JOSÉ MEDEIROS VIEIRA

A produção do programa Globo Educação esteve realizando uma reportagem na E. B. José Medeiros Vieira nesta sexta-feira, dia 17/05/2013, com o intuito de mostrar o trabalho realizado pela escola no que diz respeito ao estudo dos alunos e a contribuição do envolvimento da família neste processo de ensino aprendizagem. No início do dia foram realizadas tomadas com um aluno e sua família em sua casa, para retratar a rotina e hábitos de estudo. Logo a equipe dirigiu-se até a escola, onde a orientadora relatou o trabalho de incentivo realizado com os alunos, através de palestras, atendimentos individuais e com as famílias.
 
A professora Luciana Rebelo, da disciplina de ciências, foi entrevistada a respeito do Projeto Ci-ação que desenvolve com as turmas de 5º ano, que envolvem experiências científicas, leitura e participação da família.
 
No período vespertino, a professora Luciana e seus alunos realizaram as experiências do projeto e a equipe interagiu com a turma do 5º ano com um bate-papo muito agradável.
Em seguida, a orientadora Aline Almeida fez orientações para as famílias quanto à importância de criar hábitos de estudo em casa, conscientizando-os sobre os pontos positivos do incentivo ao estudo por parte da família, melhorando o desempenho escolar dos alunos.
 
As gravações finais não foram fáceis,  após várias tentativas, devido aos carros, caminhões que trafegavam próximo ao local da gravação, a equipe do Programa Globo Educação conseguiu gravar a tomada final.
 
 

Acesse o site da Secretaria de Educação e veja mais sobre a visita do Programa Globo Educação em nossa escola.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL


Os alunos de 1º ao 5º ano no período matutino e vespertino,  no dia 08 de maio nas dependências da AMFRI, assistiram a Palestra sobre a Alimentação Saudável com a Nutricionista Mariá Azevedo, profissional da empresa ERJ, responsável pela merenda fornecida na E.B. José Medeiros Vieira.

A nutricionista explicou  o que é Nutrição, nutrientes, vitaminas, obesidade, desnutrição e algumas doenças que precisam seguir determinada dieta.

Após a explanação, os alunos fizeram perguntas à profissional sobre alguns dos tópicos apresentados.




quinta-feira, 2 de maio de 2013

PROJETO EDUCANVISA - 2013
O que é:

O projeto Educanvisa prepara os profissionais de Educação da rede pública e de Vigilância Sanitária para que possam disseminar em sala de aula os conceitos de saúde relacionados às atividades da Agência, como o uso adequado de medicamentos, a automedicação, a alimentação saudável e os riscos para a saúde relacionados ao consumo de medicamentos e alimentos influenciado pela propaganda.
A escola Básica José Medeiros Vieira iniciou suas atividades do projeto EDUCANVISA 2013 no dia 29/04 com o Módulo I - Alimentação Saudável, atividades, palestras e dinâmicas contribuem para os professores realizarem suas atividades em sala. O projeto já acontece desde 2010 na Unidade Escolar e este ano vai contar também com a contribuição da professora Luciana Rebelo, Orientadora Educacional Aline, Ana Lucia (Instr. informática) e as professoras do pré ao 5º ano. Os módulos são realizados mensalmente junto com as atividades que devem ser relatadas e fotografadas. (medicamentos, rótulos, saúde, vigilância sanitária).