terça-feira, 30 de setembro de 2014

Dia do Secretário

A Equipe JOMEVI parabeniza neste dia, a todos os Secretários (as), mas em especial a você Dionei, o Secretário de nossa escola, pelo ser humano que você  é e pelo desempenho em seu trabalho. Parabéns pelo seu dia. E que cada obstáculo seja sempre motivo de querer superá-los. Parabéns!
 
 

Equipe JOMEVI e Direção.

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Conselho de Classe 3º Bimestre

Conforme Calendário Escolar, nesta segunda-feira, dia 29 de setembro, acontece o Conselho de Classe - 3º Bimestre. 
 
Não esqueça! Voltaremos com aula normal no dia 30 de setembro.
                                                                                                                                                 A Direção.

sábado, 27 de setembro de 2014

Alunos da E.B. José Medeiros Vieira produzem vídeos...

Os alunos da E.B. José Medeiros Vieira produzem vídeos, sobre o Tema: "Trânsito - Atitudes que fazem a diferença",  para concorrerem ao 3º Prêmio FENABRAVE, Confira abaixo:

]







Comunidade Escolar, para vocês participarem da votação basta clicar no link abaixo, escolher a aba votação e fazer a sua escolha. 

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

3º Prêmio Fenabrave SC

Desta vez, o 3º Prêmio Fenabrave abriu inscrição para alunos matriculados no Ensino Fundamental e Médio, com o tema: Trânsito - Atitudes que fazem a diferença. 

A nossa aluna Ana Luiza Sabatke, já postou o seu vídeo e você?
Não perca a oportunidade, seja criativo, peça ajuda para os pais, qualquer dúvida venha, nos procure que iremos ajudá-lo.
Mas não esqueçam! O tempo é curto, a inscrição termina no dia 1 de outubro de 2014. 
Não deixe de participar!

Confira agora como ficou o vídeo de nossa aluna Ana Luiza Sabatke:

ACESSE O SITE DA FENABRAVE:  3º Premio Fenabrave

E dê o seu voto.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Novo visual da E.B. José Medeiros Vieira

Antes

Depois
 
 
Antes
  
Depois

Agradecemos novamente a participação de todos que se envolveram no mutirão do dia 20 de setembro,  ao Projeto Mãos que ajudam que em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, vieram nos beneficiar com a pintura da escola, restauração dos pilares e pequenas reformas.
A Direção

domingo, 21 de setembro de 2014

Final de semana de muito trabalho...

Aconteceu neste sábado, dia 20 de setembro, o mutirão da pintura na E.B. José Medeiros Vieira.
 
NÃO PERCA! As próximas postagens irão revelar como ficou o novo visual de nossa escola.

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Repórter mirim Renato Santos entrevista a Diretora Daniela Werner

Renato Santos, repórter mirim da RTV Jomevi, entrevista a Diretora Daniela Werner sobre o mutirão da pintura que acontecerá no dia 20 de setembro de 2014.

Grande mutirão da pintura

Acontecerá no dia 20 de setembro grande mutirão da pintura na E.B. José Medeiros Vieira.
Convidamos à comunidade escolar para participar desta ação.
Venha! Sua presença é muito importante!

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Você sabe o que é dengue?

A dengue é uma doença viral, ou seja, causada por vírus, e transmitida pela fêmea do mosquito chamado de Aedes aegypti. Esse mosquito transmissor da dengue é de origem africana e chegou ao Brasil quando o nosso país ainda era apenas uma colônia, através de navios que transportavam os escravos.
Esse mosquito é transmissor não apenas da dengue, mas também de outra doença chamada de febre amarela. É um inseto que gosta de picar suas vítimas durante o dia, e que põe seus ovos em água limpa e parada. O que difere o Aedes aegypti dos outros mosquitos é que ele apresenta várias pintinhas brancas em seu corpo.
Os alunos da E.B. José Medeiros Vieira, junto com as professoras regentes e a instrutora de informática, realizam a campanha “SAI FORA DENGUE!”.
Durante a aula sobre a dengue, é reproduzido o vídeo “ SAI FORA DENGUE!”, no decorrer do mesmo são criadas situações de interação, onde os alunos contextualizam a sua própria realidade, evidenciando locais passíveis de proliferação do mosquito da dengue. 
 
Para enfatizar e conscientizar o aluno sobre a gravidade do problema, passamos a notícia sobre o primeiro caso de dengue contraído no município:
Primeiro caso de dengue em Itajaí - Jornal do Almoço
Os alunos interagem de acordo com as perguntas realizadas a partir de uma apresentação feita sobre o que é a dengue, como preveni-la, quais os sintomas e o que se deve fazer quando a pessoa é picada pelo mosquito.
No final da “Roda de Conversa”, os alunos participam do jogo da forca, testando o conhecimento a partir das informações adquiridas. 
Descubra a palavra correta para salvar a criança dos mosquitos da dengue

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Alunos do Programa Educação Integral visitam empresa de Pescados

Os alunos participantes do Programa Educação Integral, visitaram nesta quinta-feira, a sede da empresa JS Pescados, no Imaruí. No local eles conheceram todo o processo de manipulação do pescado, desde a descarga do barco.
A Vigilância Sanitária, representada pela fiscal Gisele, também se fez presente. Comentou na entrevista cedida à Imprensa da Secretaria de Educação de Itajaí, “que a ação tem o objetivo de mostrar às crianças como funciona a atividade na cidade que é reconhecida como o principal porto pesqueiro do país e também estimular nelas o hábito do consumo de pescados”.
A visita é uma das ações do Programa Educanvisa, coordenado pela Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, em conjunto com a Secretaria de Educação.
 
 
 
 
Você quer saber mais sobre a visita à empresa de pescados e o que é o Projeto EDUCANVISA? Então... acesse e conecte o site abaixo:

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Arte Egípcia

Arte Egípcia. Trabalho dos alunos dos 6os anos da E.B. José Medeiros Vieira, mediado pelo Professor Robson Fonseca, da disciplina de História. 

sábado, 6 de setembro de 2014

Conhecer política é necessária na unidade escolar?

O Prof. Robson de História, trabalha com os alunos do 8º ano,  a importância de participar da política, conhecer os candidatos envolvidos no processo de votação. De acordo com o Professor de História, Robson Fonseca:

 “A Política na escola é necessária! Teve até votação em candidatos que defenderam seus ideais. Parabéns galera! Vocês são demais!”

Jogos do Egito

Alunos da turma 601 e 602 ano, da E. B. José Medeiros Vieira, jogam Egito Antigo. Tabuleiros prontos..... a aula foi pura diversão!
 
Atividade mediada pelo professor de História, Robson Fonseca.

Semana da Pátria


A Independência do Brasil, comemorada em 7 de setembro, foi um dos acontecimentos que mudou os rumos de nossa nação.
Vários eventos desencadearam a necessidade de ficar independente de Portugal, portanto é importante entender a história desde o começo:

A Família Real chega ao Brasil
Com a chegada da Família Real ao Brasil, começa a se delinear uma nova condição econômica, pois, em 1808 com a abertura dos portos, o Brasil deixava de ser colônia, atendendo assim aos interesses da elite agrária brasileira. Apesar de ainda ser um momento inicial da história, esse episódio, que marca a política de D. João VI no Brasil, é considerada a primeira medida formal em direção à independência.

Revolução Constitucionalista e Revolução Liberal do Porto
É claro que os aristocratas portugueses não gostaram nada dessa situação, pois perdiam cada vez mais espaço no cenário político, assim, passam a alimentar um movimento de mudanças que culminou em uma revolução constitucionalista em Portugal.
A Revolução Liberal do Porto foi outro movimento marcante da época que tinha como objetivo reestruturar a soberania política portuguesa por meio de uma reforma liberal que limitaria os poderes do rei e reconduziria o Brasil novamente à condição de colônia.

Decorrente desse movimento os revolucionários lusitanos formaram uma espécie de Assembleia Nacional que ganhou o nome de “Cortes” que tem como protagonistas as principais figuras políticas lusitanas exigindo que o rei Dom João VI retornasse à terra natal para e legitimasse as transformações políticas em andamento.

Temendo perder sua autoridade real, D. João saiu do Brasil em 1821 e nomeou seu filho, Dom Pedro I, como príncipe regente do Brasil.

Príncipe Regente e novas diretrizes
Durante um tempo, D.Pedro seguiu ordens da corte portuguesa, mas acabou percebendo que as leis vindas de Portugal pretendiam transformar o Brasil novamente em uma simples colônia.
Então pouco depois que assumiu, Dom Pedro I passou a tomar medidas em favor da população e começou a ganhar prestígio. Suas primeiras medidas foram baixar os impostos e equipar as autoridades militares nacionais às lusitanas. Inicia-se um dos momentos mais conturbados desse período, pois essas ações desagradaram muito as Cortes de Portugal que exigiram que o príncipe retornasse para Portugal e entregasse o Brasil ao controle de uma junta administrativa formada pelas Cortes. No Brasil, os defensores da independência iniciaram uma campanha pedindo que o príncipe regente permanecesse em nossa terra.
A pressão portuguesa despertou a elite econômica brasileira para o risco que de um novo domínio e o retorno ao estado de colônia. Assim, os grandes fazendeiros e comerciantes passaram a defender a ascensão política de Dom Pedro I e incentivá-lo a ser líder da independência brasileira.
No final de 1821, quando as pressões das Cortes atingiram seu auge, os defensores da independência organizaram um grande abaixo-assinado solicitando a permanência e Dom Pedro no Brasil.
Neste contexto e atendendo a demonstração de apoio, no dia 9 de janeiro de 1822, D. Pedro recebeu um abaixo-assinado pedindo-lhe que ficasse. Ele atendeu ao desejo do povo declarando: "Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação diga ao povo que fico". Dom Pedro I reafirmou sua permanência no cenário político brasileiro e atendeu aos interesses dos ricos fazendeiros brasileiros e esse dia passou a ser conhecido em nossa história como o Dia do Fico.

Finalmente a Independência!
Dom Pedro I logo teve a iniciativa de incorporar figuras políticas brasileiras que eram a favor da independência aos quadros administrativos de seu governo. Ele também decretou que nenhuma ordem vinda de Portugal poderia ser adotada sem sua autorização prévia.
Foi justamente essa medida que tornou sua relação política com as Cortes praticamente insustentável e, em uma última tentativa, a assembleia lusitana enviou um novo documento para o Brasil exigindo o retorno do príncipe para Portugal sob a ameaça de invasão militar, caso a exigência não fosse imediatamente cumprida.
Ao tomar conhecimento do documento, Dom Pedro I fez uma declaração oficial afirmando assim seu acordo com os brasileiros. Declarou a independência do país no dia 7 de setembro de 1822, às margens do rio Ipiranga, em São Paulo.
Nos meses seguintes, os brasileiros venceram facilmente o ataque das tropas portuguesas, com apoio inglês. Em pouco tempo, vários países da América, que já haviam se libertado do domínio europeu, apoiaram oficialmente nossa independência.
D.Pedro tornou-se o primeiro imperador do Brasil, com o título de D.Pedro I.
O Brasil passou a ser uma monarquia, uma forma de governo em que os poderes são exercidos pelo imperador ou rei.

Curiosidade
Um dos primeiros a reconhecer o Brasil como uma nação foram os Estados Unidos. O reconhecimento de Portugal só veio em 1825, em troca de uma indenização de 2 milhões de libras.


Na E.B. José Medeiros Vieira, a semana da Pátria foi agitada, na sala de informática, os alunos tiveram a oportunidade de assistir o vídeo “Ouviram o Lelê no Ipiranga”, de um jeito maroto, explica como foi a independência do Brasil.



Logo depois, as atividades virtuais foram dispostas nos computadores, para que os alunos solucionassem os desafios propostos.
 
 
 

Foram também disponibilizadas atividades para as séries finais como:
 
http://educarparacrescer.abril.com.br/1822/

Resultado do IDEB 2013

PARABÉNS equipe JOMEVI, alunos e pais que acreditam no nosso trabalho e valorizam seus professores. O IDEB foi um sucesso. Mas o marcante é que esta equipe guerreira trabalhou muito buscando o ensino de qualidade que acreditamos ser direito de todos.
O alcance das metas de aprendizagem é decorrente de um trabalho sério, feito com muita dedicação e responsabilidade pelos mestres que fazem e fizeram parte desta escola.
O resultado do IDEB é uma consequência de um trabalho feito com muita seriedade.

Parabéns, equipe JOMEVI!

Aos Alunos, Pais, Professores, Equipe Técnica/ Administrativa e Direção.

4ª série/5º ano

8ª série/ 9º Ano
 Fonte de informação: http://ideb.inep.gov.br/resultado/