terça-feira, 29 de maio de 2012


DIA DO DESAFIO – Curiosidades

Durante o rigoroso inverno canadense de 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos, o Prefeito sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. A ideia propunha que, às 15h, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo.

       Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia que pode ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio.

       A ideia teve sequência e o Dia do Desafio é realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo e cresce em número de cidades e em total de participantes. Em 2010 o evento completou 15 anos e tem oferecido a oportunidade de mobilização coletiva em torno da atividade física para pessoas do Continente Americano.

       Portanto o Dia do Desafio foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha.

       Tem a finalidade de ser uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias. O SESC – São Paulo, coordena o evento no Continente Americano desde 2000, fornecendo ferramentas para a realização do evento de acordo com as características de cada região.

       O convite à atividade física se estende para todos, envolvendo o poder público de cada cidade, as instituições da sociedade civil, empresas, voluntários locais e os próprios participantes.

       Em 2011 o evento contou com o envolvimento de 4.023 cidades, de 22 países, atingindo mais de 64 milhões de pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário