domingo, 7 de abril de 2013

ELEIÇÃO DA APP E CONSELHO ESCOLAR
DA E.B. JOSÉ MEDEIROS VIEIRA
No dia 04 de abril aconteceu nas dependências da E.B. José Medeiros Vieira o processo de eleição à nova diretoria da APP e Conselho Escolar – 2013 a 2015.
 
 

 
A Associação de Pais e Professores (APP) é a entidade responsável pelo recebimento, execução e prestação de contas dos recursos e articulador da comunidade escolar com a comunidade local. O órgão é formado por pais, professores e funcionários. Os envolvidos no processo são igualmente responsáveis pelo sucesso da educação.
A Associação de Pais e Professores (APP), pessoa jurídica de direito privado, constituído por prazo indeterminado, é um órgão de representação dos pais e profissionais da escola. A gestão de cada diretoria é de dois anos por eleição ou aclamação, em alguns estatutos pode ser reeleito por mais um mandato. Não tem caráter político partidário, religioso, racial e nem fins lucrativos. Seus membros não são remunerados.

O QUE FAZ A APP?
O objetivo da APP é dar apoio à direção da unidade de ensino e captar verbas para a realização do processo pedagógico. Uma das principais tarefas é o desenvolvendo de atividades que leve ao entrosamento entre pais, alunos, professores, funcionários e toda a comunidade escolar com a comunidade local.
 
O QUE FAZ O CONSELHO ESCOLAR?
Cabe ao Conselho Escolar participar da gestão administrativa, pedagógica e financeira da escola, contribuindo com a melhoria da qualidade do ensino. Com funções deliberativas, consultivas, fiscais, mobilizadoras e pedagógicas, o Conselho Escolar contribui para garantir a gestão democrática nas escolas públicas.

Entre as atividades dos conselheiros escolares estão, por exemplo, definir e fiscalizar a aplicação dos recursos destinados à escola e participar da elaboração, implementação e avaliação do projeto político-pegagógico da escola.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário