quinta-feira, 20 de março de 2014

Escolas da Rede Municipal de Ensino oferecem vacinação contra o vírus HPV

No dia 18 de março, foi realizada em nossa escola a vacinação contra o HPV, em meninas de 11, 12 e 13 anos, em parceria com a unidade do Posto de Saúde de São Vicente com a coordenação da Enfermeira Carla.


 

         Tivemos uma aceitação de 99,9%. Isso significa que a campanha foi um sucesso e segundo a Professora Luciana Rebelo, a comunidade escolar entendeu bem a importância da imunização.
         Os pais estão preocupados com o bem estar e a saúde a longo prazo.
         A vacinação é o primeiro passo para prevenção, é lógico que a mulher tem de se preocupar em fazer o exame preventivo e usar o preservativo na fase adulta ou quando iniciar sua vida sexual.
         Os papilomavírus humanos (HPV) são vírus da família Papovaviridae, capazes de induzir lesões de pele ou mucosa, as quais mostram um crescimento limitado e habitualmente regridem espontaneamente. Estima-se que existam mais de 200 subtipos diferentes de HPV, sendo classificados em baixo e alto risco de câncer.
O HPV é sexualmente transmissível, afeta as área genitais masculinas e femininas, e tem como característica principal a formação de verrugas na pele e nas regiões oral, genital, anal. O vírus pode ficar instalado no corpo por muito tempo sem se manifestar, mas pode entrar em ação em algumas situações.
Não esqueça a 1ª dose, será ofertada para meninas com idade entre 11 e 13 anos, nas escolas e nos postos de saúde, a partir de março de 2014.
         2ª dose: será administrada seis meses após a 1ª dose nos postos de saúde.
         3ª dose: será administrada cinco anos após a 1ª dose nos postos de saúde.
         Fonte de informação:
Texto: Prof. Luciana Rebelo

quarta-feira, 19 de março de 2014

A E.B. José Medeiros Vieira e as demais unidades escolares tanto da Educação Infantil como do Ensino Fundamental, a  partir desta segunda-feira (17), estarão realizando a distribuição dos novos uniformes escolares. 

A novidade deste ano é que as peças de uniformes escolares foram confeccionadas com malha ecológica. A malha é produzida com fios de algodão e plástico reciclado de garrafas pet. Fator que só vem confirmar a necessidade de todos praticarem a reciclagem, e assim, contribuir com o meio ambiente e a responsabilidade social.

Ao todo, são mais de 29 mil kits de uniformes escolares em um investimento de aproximadamente R$ 3 milhões. Neste ano, os kits apresentam algumas mudanças. As crianças da Educação Infantil e Ensino fundamental receberão uma camisa polo, duas camisetas e uma bermuda. Caso necessitem de calça jeans, tênis ou meias, as famílias devem solicitar às escolas, visto que a Secretaria de Educação tem estoque dessas peças para fornecimento.



Conforme o Secretário de Educação, professor Edison d'Àvila, o uniforme representa a disciplina, a igualdade e principalmente a segurança. Assim, facilita para a escola a identificação dos alunos e para os pais, gera uma importante economia.

Fonte de informação:  Site da Secretaria de Educação
Fotos de Vitor Schneider
Texto de Sandriely Maia

terça-feira, 11 de março de 2014

8 DE MARÇO DIA INTERNACIONAL DA MULHER


)

História do 8 de março:
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Objetivo da Data
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.
Conquistas das Mulheres Brasileiras
Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.