quinta-feira, 20 de março de 2014

Escolas da Rede Municipal de Ensino oferecem vacinação contra o vírus HPV

No dia 18 de março, foi realizada em nossa escola a vacinação contra o HPV, em meninas de 11, 12 e 13 anos, em parceria com a unidade do Posto de Saúde de São Vicente com a coordenação da Enfermeira Carla.


 

         Tivemos uma aceitação de 99,9%. Isso significa que a campanha foi um sucesso e segundo a Professora Luciana Rebelo, a comunidade escolar entendeu bem a importância da imunização.
         Os pais estão preocupados com o bem estar e a saúde a longo prazo.
         A vacinação é o primeiro passo para prevenção, é lógico que a mulher tem de se preocupar em fazer o exame preventivo e usar o preservativo na fase adulta ou quando iniciar sua vida sexual.
         Os papilomavírus humanos (HPV) são vírus da família Papovaviridae, capazes de induzir lesões de pele ou mucosa, as quais mostram um crescimento limitado e habitualmente regridem espontaneamente. Estima-se que existam mais de 200 subtipos diferentes de HPV, sendo classificados em baixo e alto risco de câncer.
O HPV é sexualmente transmissível, afeta as área genitais masculinas e femininas, e tem como característica principal a formação de verrugas na pele e nas regiões oral, genital, anal. O vírus pode ficar instalado no corpo por muito tempo sem se manifestar, mas pode entrar em ação em algumas situações.
Não esqueça a 1ª dose, será ofertada para meninas com idade entre 11 e 13 anos, nas escolas e nos postos de saúde, a partir de março de 2014.
         2ª dose: será administrada seis meses após a 1ª dose nos postos de saúde.
         3ª dose: será administrada cinco anos após a 1ª dose nos postos de saúde.
         Fonte de informação:
Texto: Prof. Luciana Rebelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário