Professor de História, Robson Fonseca, está
desenvolvendo na E.B. José Medeiros Vieira e na E.B. Maria Dutra Gomes, o
Projeto “Democracia: um dever de todos”. Através de diferentes estratégias
metodológicas, busca despertar no aluno,
a criticidade, curiosidade, e posicioná-los como questionadores, a fim
de conhecerem os problemas presentes no bairro, como também as soluções
necessárias para resolvê-los.
Os alunos saem à campo, entrevistam moradores do
bairro e tabulam o resultado da pesquisa, a fim de coletivamente elaborarem um
relatório que será apresentado ao prefeito e vereadores de Itajaí.
No próximo dia
29 de maio, o professor Robson e alunos de ambas as escolas vão apresentar o
relatório final dos problemas sociais e possíveis de soluções em sessão na
Câmara de Vereadores com início às 18h.
Outras ações de pesquisa, debate, apresentação e exposição foram
desenvolvidas a fim de promover a cidadania entre os alunos das duas escolas.
Todos os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental foram envolvidos, a fim
de descrever o desenvolvimento social e político dos seres humanos.
Com os alunos de 6ºs foi trabalhado a organização humana desde a
Pré-História até o surgimento das primeiras cidades; e também a organização
política das cidades da antiga Mesopotâmia,
a instituição dos governos, e o surgimento do primeiro código de leis
escrito (Código de Hamurábi).
Conteúdos programáticos dos 7ºs anos, a Democracia Ateniense e
República Romana, instigaram o questionamento do nosso atual sistema político e
o papel dos representantes que ocupam cargos públicos. A ideia é relacionar os
conceitos estudados com a atual política nacional.
Os alunos de 8ºs e 9ºs anos foram envolvidos em temáticas
polêmicas, como cotas raciais e aborto, para o desenvolvimento de um debate que
será promovido no dia 27 maio, no período matutino na AMFRI. Para este um júri
simulado foi convidada a turma de 9º Ano da Escola Básica Edy Vieira, sob a
orientação do professor de História, José Francisco Domingos, parceiro na
execução deste projeto.
Os resultados do projeto já começam a aparecer nos colégios. Nas escolas
já estão em exposição os anexos realizados pela pesquisa das equipes. Compõem a
exposição maquetes, cartazes e vídeos que foram confeccionados por alunos e
familiares.
De acordo com o Professor Robson “a integração das atividades
educativas com a participação da família na confecção dos trabalhos já é um
resultado positivo do projeto”.
Muitos serão os benefícios para os alunos, escolas e comunidades,
e o principal será compreender a importância e o dever dos cidadãos na
participação democrática.
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