terça-feira, 20 de maio de 2014

Democracia: um dever de todos

Professor de História, Robson Fonseca, está desenvolvendo na E.B. José Medeiros Vieira e na E.B. Maria Dutra Gomes, o Projeto “Democracia: um dever de todos”. Através de diferentes estratégias metodológicas, busca despertar no aluno,  a criticidade, curiosidade, e posicioná-los como questionadores, a fim de conhecerem os problemas presentes no bairro, como também as soluções necessárias para resolvê-los.
Os alunos saem à campo, entrevistam moradores do bairro e tabulam o resultado da pesquisa, a fim de coletivamente elaborarem um relatório que será apresentado ao prefeito e vereadores de Itajaí.
  No próximo dia 29 de maio, o professor Robson e alunos de ambas as escolas vão apresentar o relatório final dos problemas sociais e possíveis de soluções em sessão na Câmara de Vereadores com início às 18h.
Outras ações de pesquisa, debate, apresentação e exposição foram desenvolvidas a fim de promover a cidadania entre os alunos das duas escolas. Todos os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental foram envolvidos, a fim de descrever o desenvolvimento social e político dos seres humanos.
Com os alunos de 6ºs foi trabalhado a organização humana desde a Pré-História até o surgimento das primeiras cidades; e também a organização política das cidades da antiga Mesopotâmia,  a instituição dos governos, e o surgimento do primeiro código de leis escrito (Código de Hamurábi).
Conteúdos programáticos dos 7ºs anos, a Democracia Ateniense e República Romana, instigaram o questionamento do nosso atual sistema político e o papel dos representantes que ocupam cargos públicos. A ideia é relacionar os conceitos estudados com a atual política nacional.
Os alunos de 8ºs e 9ºs anos foram envolvidos em temáticas polêmicas, como cotas raciais e aborto, para o desenvolvimento de um debate que será promovido no dia 27 maio, no período matutino na AMFRI. Para este um júri simulado foi convidada a turma de 9º Ano da Escola Básica Edy Vieira, sob a orientação do professor de História, José Francisco Domingos, parceiro na execução deste projeto.

Os resultados do projeto já começam a aparecer nos colégios. Nas escolas já estão em exposição os anexos realizados pela pesquisa das equipes. Compõem a exposição maquetes, cartazes e vídeos que foram confeccionados por alunos e familiares.
 De acordo com o Professor Robson “a integração das atividades educativas com a participação da família na confecção dos trabalhos já é um resultado positivo do projeto”. 
Muitos serão os benefícios para os alunos, escolas e comunidades, e o principal será compreender a importância e o dever dos cidadãos na participação democrática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário