segunda-feira, 30 de junho de 2014

O Uso do ambiente virtual de ensino-aprendizagem, EDUCLINE, como estratégia de apoio ao processo de ensino-aprendizagem, com ênfase no 5º Ano das séries iniciais da E.B. José Medeiros Vieira

A evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação, na educação, vem proporcionando novas formas de ensinar e aprender, possibilitando aos professores, inserir em suas práticas pedagógicas, diversas ferramentas, que podem melhorar o processo de ensino e aprendizagem, tornando o ato de aprender mais interativo, concreto e cooperativo.  
Desta forma, torna-se urgente a inserção de novas práticas de ensino, onde a aquisição de conhecimento não é mais centralizada no professor, ou seja, a construção do conhecimento, passa a ser colaborativa, onde todos cooperam para a aprendizagem, ampliando as capacidades de produção e interação.
Diante deste fato, a Rede Municipal de Ensino de Itajaí, desde 2010, possibilita aos professores e alunos, o acesso ao Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem – EDUCLINE.
Ambientes virtuais de Ensino-Aprendizagem, são softwares que possibilitam a criação de cursos/disciplinas, que podem ser acessados pela internet. Estes programas auxiliam professores a gerenciar conteúdos, permite acompanhar o progresso dos estudantes/participantes, caracterizando-se numa poderosa ferramenta de ensino-aprendizagem.
É um espaço virtual, onde o professor navega junto com os alunos, apontando as possibilidades de novos caminhos, provocando neles, o prazer da escrita para expressar seu pensamento, da leitura para compreender o pensamento do outro, da comunicação para compartilhar ideias e da realização conjunta de produções textuais, convergindo em projetos colaborativos.
A E.B. José Medeiros Vieira, por intermédio da Instrutora de Informática, Prof. Ana Lucia, desde abril de 2014, está desenvolvendo o projeto na sala informatizada, sob o tema “ O uso do Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem, EDUCLINE, como estratégia de apoio ao processo de ensino-aprendizagem, com ênfase no 5º ano das séries iniciais”.
Primeiramente os alunos foram à sala informatizada, para conhecerem a plataforma EDUCLINE. Cada aluno ganhou a senha e orientação de como acessar o ambiente virtual.
No primeiro momento, foi solicitado aos alunos que acessassem o EDUCLINE, e atualizassem o perfil, logo após, foi proposto a resolução de um questionário sobre a aula anterior “Conhecendo o computador”. 
O objetivo desta primeira atividade, foi para que todos os alunos pudessem acessar a plataforma e identificar as dificuldades particular de cada educando participante do projeto. 
 Atualmente estamos realizando o fórum, onde os alunos e pais, postam sua opinião sobre as redes sociais e interagem com os demais participantes.
Pretendemos no segundo semestre, iniciar um mini curso para os pais, na plataforma EDUCLINE, para que os mesmos, possam auxiliar seus filhos nas tarefas que serão postadas no EDUCLINE.
Confira abaixo a entrevista realizada com Diangeli Probst, mãe da aluna Bianca Probst, da turma 502, sobre a utilização do ambiente virtual de Ensino-Aprendizagem, EDUCLINE.

Professora regente: Andréia Juraci da Costa
Instrutora de informática: Ana Lucia L. Vargas
Turma 5º Ano: 501/502

Fonte: Nunes, Rosemeri Coelho. Mídias aplicadas na educação e AVEA/Rosemeri Coelho Nunes. – Florianópolis: Publicações do IF-SC, 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário