sábado, 5 de abril de 2014

Inserindo a Plataforma EDUCLINE, nas Práticas Pedagógicas

A turma do 5º ano, junto com a Professora Andréia Juraci da Costa, iniciaram o Projeto “ Inserindo a Plataforma EDUCLINE, nas Práticas Pedagógicas”.
PLATAFORMA EDUCLINE, é um Ambiente Virtual de Aprendizagem, consiste em um espaço virtual disponível na Internet para a interação a distância mediado pelas tecnologias de informação e comunicação. Pode ser usado tanto para os alunos, como para os Professores, da Rede Municipal de Ensino de Itajaí, criando situações de construção do conhecimento, fora do ambiente formal escolar.  
Dentro desta plataforma podemos integrar múltiplas mídias e linguagens, apresentando as informações de forma organizada, importantes para apoiar a interação e a dinamização no processo de aprendizagem.
O projeto “Inserindo a Plataforma EDUCLINE, nas Práticas Pedagógicas”, na turma do 5º ano, inicia-se com um sub tema “Conhecendo o Computador”,. Os alunos conheceram a parte física (hardware), conexões, dispositivos,  entenderam a diferença de gabinete e CPU. Os cuidados que devemos ter ao conectá-lo na tomada, observando a chaveta de energia e por último, após de tudo verificado, ligarmos o estabilizador à tomada.
Utilizamos como recurso áudio visual um vídeo “Conhecendo o Computador”, de Aurélio Vieira.
 
Durante   a exposição do mesmo, fizemos vários momentos interativos. Os alunos tiveram que identificar partes do computador, como periféricos de entrada e saída que tínhamos na sala de informática. Montar a parte traseira do computador, identificando as conexões de acordo com suas cores e funções e nunca forçá-las para não danificá-las.




Os alunos só não realizaram a parte de ligar a tomada do estabilizador à rede elétrica.        Na próxima aula, os alunos irão conhecer a Plataforma Educline, como acessá-la, atualizar seu perfil, inserindo foto e responder um pequeno questionário do que foi visto nesta aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário