sábado, 31 de maio de 2014

Apresentação Diretora Daniela Werner em Brasília

A Diretora Daniela Silveira D'Ávila Werner representou a E.B. José Medeiros Vieira, em Brasília, na Mostra do Projeto EDUCANVISA, sob o tema "EDUCAÇÃO E SAÚDE, a dose certa para uma vida saudável".
Confira como foi:

terça-feira, 20 de maio de 2014

Democracia: um dever de todos

Professor de História, Robson Fonseca, está desenvolvendo na E.B. José Medeiros Vieira e na E.B. Maria Dutra Gomes, o Projeto “Democracia: um dever de todos”. Através de diferentes estratégias metodológicas, busca despertar no aluno,  a criticidade, curiosidade, e posicioná-los como questionadores, a fim de conhecerem os problemas presentes no bairro, como também as soluções necessárias para resolvê-los.
Os alunos saem à campo, entrevistam moradores do bairro e tabulam o resultado da pesquisa, a fim de coletivamente elaborarem um relatório que será apresentado ao prefeito e vereadores de Itajaí.
  No próximo dia 29 de maio, o professor Robson e alunos de ambas as escolas vão apresentar o relatório final dos problemas sociais e possíveis de soluções em sessão na Câmara de Vereadores com início às 18h.
Outras ações de pesquisa, debate, apresentação e exposição foram desenvolvidas a fim de promover a cidadania entre os alunos das duas escolas. Todos os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental foram envolvidos, a fim de descrever o desenvolvimento social e político dos seres humanos.
Com os alunos de 6ºs foi trabalhado a organização humana desde a Pré-História até o surgimento das primeiras cidades; e também a organização política das cidades da antiga Mesopotâmia,  a instituição dos governos, e o surgimento do primeiro código de leis escrito (Código de Hamurábi).
Conteúdos programáticos dos 7ºs anos, a Democracia Ateniense e República Romana, instigaram o questionamento do nosso atual sistema político e o papel dos representantes que ocupam cargos públicos. A ideia é relacionar os conceitos estudados com a atual política nacional.
Os alunos de 8ºs e 9ºs anos foram envolvidos em temáticas polêmicas, como cotas raciais e aborto, para o desenvolvimento de um debate que será promovido no dia 27 maio, no período matutino na AMFRI. Para este um júri simulado foi convidada a turma de 9º Ano da Escola Básica Edy Vieira, sob a orientação do professor de História, José Francisco Domingos, parceiro na execução deste projeto.

Os resultados do projeto já começam a aparecer nos colégios. Nas escolas já estão em exposição os anexos realizados pela pesquisa das equipes. Compõem a exposição maquetes, cartazes e vídeos que foram confeccionados por alunos e familiares.
 De acordo com o Professor Robson “a integração das atividades educativas com a participação da família na confecção dos trabalhos já é um resultado positivo do projeto”. 
Muitos serão os benefícios para os alunos, escolas e comunidades, e o principal será compreender a importância e o dever dos cidadãos na participação democrática.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Prof. Luciana Rebelo entrevista personalidades em Brasília

Prof. Luciana Rebelo, foi repórter por um dia, em Brasília, durante a Mostra de Projetos " Encontro Educação e Saúde: a dose certa para uma vida saudável". 

Confira: 

quarta-feira, 14 de maio de 2014

13 de maio, 126 anos de abolição da escravatura no Brasil

A E.B. José Medeiros Vieira, recebeu no dia 13 de maio, dia em que comemoramos 126 anos de abolição da escravatura no Brasil, a Prof. Graziela Gonçalves, responsável pela Coordenadoria e Promoção da Igualdade Racial, para ministrar uma palestra sobre a discriminação social, racial, bullying, cyberbullying e a Xenofobia aos alunos participantes do Programa Educação Integral. Estes alunos passaram por esta formação a fim de tornarem-se multiplicadores entre os alunos, como também na comunidade escolar e dentro de sua própria família.


terça-feira, 13 de maio de 2014

Professores e Diretora da E.B José Medeiros Vieira e E.B. Professora Inês Cristofolini de Freitas, vão à Brasília, apresentar os resultados obtidos no ano de 2013, do Projeto Educanvisa.  


A socialização das ações e atividades desenvolvidas no decorrer do ano letivo de 2013, do Projeto Educanvisa, das Secretarias de Educação e Saúde, de Itajaí, aconteceu durante o encontro dos representantes do EDUCANVISA, em Brasília, sob o tema “Educação e saúde: a dose certa para uma vida saudável” nos dias 07 e 08 de maio, para cerca de 200 pessoas (professores, representantes de cidades de todo o país).

O projeto Educanvisa é desenvolvido nas escolas com a parceria da Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária dos Estados e Municípios envolvidos. O encontro em Brasília foi uma culminância dos  trabalhos e a apresentação das ações feitas durante o ano de 2013.





 E.B. PROF. INÊS CRISTOFOLINI DE FREITAS


E.B. JOSÉ MEDEIROS VIEIRA


A Diretora Daniela D’Ávila Werner, representou os professores da E.B. José Medeiros Vieira, em Brasília, socializando com o grande público de professores de vários estados do Brasil e organizadores do Encontro do EDUCANVISA, as ações e experiências exitosas, através dos trabalhos realizados em nossa unidade escolar, tanto em formato de mídia impressa (cartazes, banners), como em mídia digital (propagandas de medicamentos (em vídeo, publicado no canal do youtube), a WebRádio RTVJomevi, divulgando dicas de saúde, o Blog José Medeiros Vieira, com postagens de imagens das atividades desenvolvidas em cada módulo do EDUCANVISA, a Plataforma EDUCLINE, é um Ambiente Virtual de Aprendizagem, disponibilizado no site da Secretaria de Educação, onde os alunos acessam para realizar quizz, questionários, fóruns, chats e os Professores para Formação Continuada de acordo com a área específica de cada disciplina . A participação da Prof. Cristiane Reuter Polidoro, da sala multifuncional, com a inclusão de alunos ao Projeto do Educanvisa. 
O município de Itajaí, teve como representante a Escola Básica José Medeiros Vieira e a Escola Inês Cristofolini de Freitas, que apresentaram os seus trabalhos.
A equipe do projeto contempla três funcionários da Vigilância Sanitária do município, oito professoras, duas diretoras e a supervisora de saúde na escola, da Secretaria de Educação de Itajaí. O Projeto Educanvisa tem como objetivo principal, conscientizar professores, pais e alunos sobre "o uso abusivo de medicamentos sem receita" por parte da população em geral. Além de abordar temas como a promoção da Saúde, a alimentação adequada e o papel da Vigilância Sanitária.
A Professora Luciana Rebelo, coordenadora do Projeto Educanvisa em nossa escola, entrevistou professores, organizadores do evento. Você poderá ouvir as entrevistas na rádio escola, a partir desta sexta-feira. Vale a pena conferir, conecte e acesse: http://www.rtvjomevi.websom.net.
Equipe RTV Jomevi

domingo, 11 de maio de 2014


Dia das Mães

No Brasil, o Dia das mães é comemorado sempre no segundo domingo de maio (de acordo com decreto assinado em 1932, pelo presidente Getúlio Vargas). É uma data especial, pois as mães recebem presentes e lembranças de seus filhos. Já se tornou uma tradição esta data comemorativa. Vamos entender um pouco mais sobre a história do Dia das Mães.

História do Dia das Mães

Encontramos na Grécia Antiga os primeiros indícios de comemoração desta data. Os gregos prestavam homenagens a deusa Reia, mãe comum de todos os seres. Neste dia, os gregos faziam ofertas, oferecendo presentes, além de prestarem homenagens à deusa.
Os romanos, que também eram politeístas e seguiam uma religião muita parecida com a grega, faziam este tipo de celebração. Em Roma, durava cerca de 3 dias ( entre 15 a 18 de março). Também eram realizadas festas em homenagem a Cibele, mãe dos deuses.
Porém, a comemoração tomou um caráter cristão somente nos primórdios do cristianismo. Era uma celebração realizada  em homenagem a Virgem Maria, a mãe de Jesus.
Mas uma comemoração mais semelhante a dos dias atuais podemos encontrar na Inglaterra do século XVII. Era o “Domingo das Mães”.  Durante as missas, os filhos entregavam presentes para suas mães. Aqueles filhos que trabalhavam longe de casa, ganhavam o dia para poderem visitar suas mães. Portanto, era um dia destinado a visitar as mães e dar presentes, muito parecido com que fazemos atualmente.
Nos Estados Unidos, a ideia de criar uma data em homenagem às mães foi proposta, em 1904, por Anna Jarvis. A ideia de Anna era criar uma data em homenagem a sua mãe que havia sido um exemplo de mulher, pois havia prestado serviços comunitários durante a Guerra Civil Americana. Seus pedidos e sua campanha deram certo e a data foi oficializada, em 1914, pelo Congresso Norte-Americano. A lei, que declarou o Dia das Mães como festa nacional, foi aprovada pelo presidente Woodrow Wilson. Após esta iniciativa, muitos outros países seguiram o exemplo e incluíram a data no calendário.
Após estes eventos, a data espalhou-se pelo mundo todo, porém ganhando um caráter comercial. A essência da data estava sendo esquecida e o foco passou a ser a compra de presentes, ditado pelas lojas como objetivos meramente comerciais. Este fato desagradou Anna Jarvis, que estava muito desapontada em ver que o caráter de solidariedade e amor da data estavam se perdendo. Ela tentou modificar tudo isso. Em 1923, liderou uma campanha contra a comercialização desta data. Embora com muita repercussão, a campanha pouco conseguiu mudar.

A Equipe Técnica/Pedagógica, Administrativa e Direção, deseja a todas as mães de alunos, mães professoras, mães funcionárias da Escola Básica José Medeiros Vieira, um dia repleto de grandes bênçãos. Muita saúde, paz, amor e grandes alegrias.

   http://superconexao.org/2014/05/dia-das-maes-coracao/dia-das-maes-coracao-1/
Fonte texto:     http://www.suapesquisa.com/historia_dia_das_maes.htm

domingo, 4 de maio de 2014



São os desejos da Equipe Técnica/Administrativa e Direção, para todos os alunos, Comunidade Escolar, Professores e funcionários da E.B. José Medeiros Vieira.


Fonte imagem: http://www.recados-online.net/