quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Preparativos para a abertura da Kizomba
Quinta-feira movimentada, preparativos para a abertura da Kizomba, expectativa e interesse pelo evento, influência alunos, professores, Orientadora Educacional, Supervisora Escolar e Direção, na confecção e organização de materiais que serão expostos na Mostra da Abertura da Kizomba, na E.B. José Medeiros Vieira. 
Você sabe o que é Kizomba?
Kizomba significa festa do povo, tendo o nome origem nas danças dos negros que resistiram à escravidão. É congregação, confraternização e resistência. Um chamado à luta por liberdade e por justiça, exaltação da vida e da liberdade.
No dia 20 de novembro de 1695, morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, personagem histórico que representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Em homenagem a este grande líder, através do projeto lei nº 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003, fez-se então como escolha a data da morte de Zumbi dos Palmares como o Dia da Consciência Negra.
Em Itajaí, todo o mês de novembro é dedicado à Cultura e Consciência Negra, que através de atividades procura fortalecer e disseminar os movimentos culturais ligadas às tradições afro-brasileiras e africanas.
Na E.B. José Medeiros Vieira as atividades promovidas em comemoração ao mês da Cultura e Consciência Negra, que visa contribuir com o resgate da memória, identidade racial, autoestima e a cidadania do povo negro.

Na Educação Integral os alunos participantes da oficina de Informática, tiveram como tarefa ser realizada, digitação, configuração de um texto sobre o Dia Nacional da Consciência Negra e inserção de imagem. Esta atividade teve por objetivo, informar aos alunos o porquê foi oficializado o dia 20 de novembro, como o Dia Nacional da Consciência Negra e as ações que a Secretaria de Relações Institucionais e Temáticas desenvolvem afim de relembrar as lutas e desafios que os negros enfrentam, além de proporcionar aos alunos conhecimento de uma das ferramentas do sistema operacional Lubuntu.   
Caça palavras: Os alunos após assistirem o vídeo sobre a vida do Líder Zumbi dos Palmares, identificam no caça-palavras, nomes e eventos ocorridos na Comunidade de Palmares.

 Alguns dos materiais produzidos pelos alunos que estarão expostos na Abertura da Kizomba nesta sexta-feira:
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário