sábado, 26 de abril de 2014

Família na Escola


A Equipe Técnica/Administrativa e Direção da E.B. José Medeiros Vieira, agradece a presença dos pais, no evento “Família na Escola”.  Sabemos que muitos não puderam comparecer devido aos compromissos previamente assumidos.
Neste dia, a Escola, evidencia  a abertura das portas da escola para os pais, fazendo com que eles se sintam à vontade para participar de atividades culturais, esportivas, entre outras que a escola oferecer, aproximando o contato entre família-escola;
Não esqueça!
As portas da escola estão acessíveis a comunidade escolar, em  todo o período letivo.

As mães participaram da aula na sala de informática sobre as vantagens e desvantagens das Redes Sociais: 

As mães vivenciam o dia a dia dos seus filhos no período escolar: 


Mãe, conhece as atividades desenvolvidas durante o período escolar do seu filho e assiste a participação dele em uma apresentação coordenada pela Prof. Eliana da Turma 202, que aconteceu na reunião de diretores. 
A Direção.
Daniela Silveira D’Ávila Werner
Diretora da E.B. José Medeiros Vieira

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Cuidados com os dentes...

Acadêmicos de Odontologia da Univali, sob. a orientação do Prof. Raphael Bueno, juntamente com a Enfermeira Kennya Soares e as Agentes de Saúde, Sílvia e Estefani, da Unidade de Saúde do bairro de São Vicente, estiveram presentes em nossa Unidade Escolar, afim de constatar como anda a saúde bucal de nossos alunos, para posteriormente, se for preciso, encaminhá-los à Unidade Básica de Saúde.
Atividades a serem desenvolvidas durante o período de verificação, pelos Acadêmicos:
- Escovação supervisionada;
         - Aplicação de flúor.




terça-feira, 22 de abril de 2014

Turma do 2º Ano 202 faz experiências...

Os alunos da Turma 202, da Escola Básica José Medeiros Vieira, trabalharam nesse primeiro trimestre a disciplina de Ciências, o conteúdo “Os vegetais”, com a Professora Eliana.
As atividades desenvolvidas envolveram os alunos com trabalhos em grupo, construção de cartazes e textos coletivos.

Nossas atividades que envolveram experiências foram:
- Plantar mudas de plantas medicinais, ornamentais, plantas na alimentação, na indústria e plantas tóxicas.

- Fizemos experiência com a batata doce na água e estamos esperando enraizar e crescer as folhinhas.
- Plantamos os feijões no algodão e a turminha toda está observando o desenvolvimento.

- Colocamos plantas em um vaso e deixamos elas sem receber água, luz e calor. Os alunos estão no período de observação, para constatar o que vai acontecer com as plantas.
Turma 202 - Professora Eliana

domingo, 20 de abril de 2014

FELIZ PÁSCOA!

Na semana do Livro a Turma do Sítio Pica Pau Amarelo visitou a nossa escola

Semana do livro

Nessa semana do livro os alunos do 2º ano da Escola Básica José Medeiros Vieira, juntamente com a Prof. Eliana organizaram uma apresentação da Turma do Sítio do Pica Pau Amarelo.
Foi feito um desfile com os personagens do sítio, todos caracterizados:
Dona Benta, desfilou com glamour, como é a dona do sítio, abriu o nosso desfile, com toda honra que merece.


Tia Anastácia, desfilou com sua panela na mão, mostrando que é uma cozinha de mão cheia.

Narizinho, estava muito linda com sua boneca Emília, que é sua amiga inseparável.

Pedrinho, veio logo a seguir mostrando a todos o saci que prendeu na garrafa.

O Saci Pererê, roubou a cena pulando numa perna só e fumando o seu cachimbo.

A Emília, desfilou com muita graça e beleza, mostrando seu look colorido, com muita originalidade.

Visconde de Sabugoza, não ficou para trás. Com sua roupa de espiga de milho, cartola e trazendo um livro nas mãos mostrou a todos a importância da leitura.

Cuca desfilou com toda graça e feiura, mas cumpriu muito bem, o seu papel em nosso desfile.

Quindim, o rinoceronte, desfilou com um traje muito original, mostrando que ama a matemática e a gramática e dizendo a todos que é o cuidados oficial do sítio.

Dr. Caramujo, desfilou com sua maleta de médico e jaleco, foi ele que deu a pílula falante para a boneca Emília.

Príncipe Escamado, veio diretamente do Reino das Águas Claras, para mostrar sua beleza e simpatia a todos os que assistiram.

Tio Barnabé, fechou com chave de ouro o nosso desfile, mostrando a todos a todos o seu carisma e bom humor.

Turma 2º ano - Professora Eliana




sábado, 5 de abril de 2014

Inserindo a Plataforma EDUCLINE, nas Práticas Pedagógicas

A turma do 5º ano, junto com a Professora Andréia Juraci da Costa, iniciaram o Projeto “ Inserindo a Plataforma EDUCLINE, nas Práticas Pedagógicas”.
PLATAFORMA EDUCLINE, é um Ambiente Virtual de Aprendizagem, consiste em um espaço virtual disponível na Internet para a interação a distância mediado pelas tecnologias de informação e comunicação. Pode ser usado tanto para os alunos, como para os Professores, da Rede Municipal de Ensino de Itajaí, criando situações de construção do conhecimento, fora do ambiente formal escolar.  
Dentro desta plataforma podemos integrar múltiplas mídias e linguagens, apresentando as informações de forma organizada, importantes para apoiar a interação e a dinamização no processo de aprendizagem.
O projeto “Inserindo a Plataforma EDUCLINE, nas Práticas Pedagógicas”, na turma do 5º ano, inicia-se com um sub tema “Conhecendo o Computador”,. Os alunos conheceram a parte física (hardware), conexões, dispositivos,  entenderam a diferença de gabinete e CPU. Os cuidados que devemos ter ao conectá-lo na tomada, observando a chaveta de energia e por último, após de tudo verificado, ligarmos o estabilizador à tomada.
Utilizamos como recurso áudio visual um vídeo “Conhecendo o Computador”, de Aurélio Vieira.
 
Durante   a exposição do mesmo, fizemos vários momentos interativos. Os alunos tiveram que identificar partes do computador, como periféricos de entrada e saída que tínhamos na sala de informática. Montar a parte traseira do computador, identificando as conexões de acordo com suas cores e funções e nunca forçá-las para não danificá-las.




Os alunos só não realizaram a parte de ligar a tomada do estabilizador à rede elétrica.        Na próxima aula, os alunos irão conhecer a Plataforma Educline, como acessá-la, atualizar seu perfil, inserindo foto e responder um pequeno questionário do que foi visto nesta aula.

Jogos Educativos online auxiliam no Processo Ensino-aprendizagem


Os alunos da turma do 4º ano – Professor Augusto Tanck, durante a aula na sala informatizada, sob. a orientação da Instrutora Prof. Ana Lucia, reforçam o conteúdo, aprendido em sala de aula, exercitando a multiplicação, através de jogos educativos online.


                    



                        
Os alunos desenvolvem as etapas dos jogos educativos, em equipe, ambos sabem como é importante a participação e interação, pois há fases em que o conteúdo visto nas aulas, mescla-se com a ludicidade virtual. 



Segundo Falkembach: O uso dos jogos no processo de ensino e aprendizagem serve como estímulo para o desenvolvimento do aluno e faz com que ele aprenda o valor do grupo. Por meio do lúdico, o aluno realiza aprendizagem e torna-se um agente transformador encontrando uma forma de representar o seu contexto. É o vínculo que une a vontade e o prazer durante a atividade. 

Fonte de informações: penta3.ufrgs.br/midiasedu/modulo13/etapa1/leituras/.../Leitura_1.pdf
SILVEIRA, S.R. - Estudo e Construção de uma ferramenta de autoria multimídia para a elaboração de jogos educativos. Dissertação de Mestrado POA-PPGC UFRGS 1999